Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por grandes transformações e descobertas. Aos poucos, os pequenos começam a entender o mundo em que vivem e aprendem a lidar consigo mesmos e com os outros. A trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto às condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage. Sei que o desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear, as mudanças acontecem de forma gradual e de modo particular.
Como mãe, aprendi que tanto antecipar etapas, como não estimular a criança, podem ser geradores de futuros conflitos. - Cabe a FAMÍLIA e a ESCOLA conhecer e respeitar os passos do desenvolvimento infantil. E por falar em desenvolvimento... Como costuma dizer a tia Karla: “Como A Rafaella mudou, é outra criança!” Sim, vejo (online) muitas mudanças positivas. Ela participa das atividades com entusiasmo, sua fala desenvolveu muito, inclusive costumamos acordar nos fins de semana c/ ela cantando músicas que aprende na escola! Sensacional!! Agradeço e parabenizo a equipe da Arte do Saber! (Robéria, mamãe da Rafaella Gonçalves)
Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por grandes transformações e descobertas. Aos poucos, os pequenos começam a entender o mundo em que vivem e aprendem a lidar consigo mesmos e com os outros.
ResponderExcluirA trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto às condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage.
Sei que o desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear, as mudanças acontecem de forma gradual e de modo particular.
Como mãe, aprendi que tanto antecipar etapas, como não estimular a criança, podem ser geradores de futuros conflitos.
- Cabe a FAMÍLIA e a ESCOLA conhecer e respeitar os passos do desenvolvimento infantil.
E por falar em desenvolvimento... Como costuma dizer a tia Karla: “Como A Rafaella mudou, é outra criança!”
Sim, vejo (online) muitas mudanças positivas. Ela participa das atividades com entusiasmo, sua fala desenvolveu muito, inclusive costumamos acordar nos fins de semana c/ ela cantando músicas que aprende na escola! Sensacional!!
Agradeço e parabenizo a equipe da Arte do Saber!
(Robéria, mamãe da Rafaella Gonçalves)