Início Projetos Recadinhos e Notícias Importantes Atividades ao Vivo Sobre Nós Turminhas Nosso Espaço O que fazem os alunos Onde Estamos Fale com a gente! Curta nossa Fapage! Siga-nos no Twitter! Os 10 mandamentos da Arte do Saber Image Map

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

" MORDIDAS NA ESCOLA "

É muito comum que nas escolas de educação infantil aconteçam as mordidas. Nessa idade a criança encontra-se na fase oral do desenvolvimento da personalidade e tem seu primeiro contato com o mundo através da boca,pelo seio materno,que lhe proporciona o prazer de saciar sua fome. Em razão dessa relação de prazer á medida que cresce leva outras coisas á boca,como as mãos e os pés.
Aos poucos vai tentando saborear outros objetos e até mesmo as pessoas,na tentativa de conhecer e descobrir melhor o mundo.
As mordidas acontecem em situações de disputa por brinquedos ou quando entra uma criança nova no grupo,causando emoções como insegurança, medo da perda ou ciúme do novato, já que a professora está com a atenção mais voltada para o mesmo.Como não consegue administrar seus sentimentos manifesta o incômodo através da mordida.
Um grande problema comum entre as famílias são os pais brincando com os filhos usando a boca,dando pequenas mordidas nos mesmos,fazendo barulho,etc...Essas atitudes não são erradas,mas podem confundir as crianças que reportam para outras as mesmas brincadeiras ,porém podendo machucá-las já que ainda não possuem domínio da força da mandíbula. As famílias devem se conscientizar que essas brincadeiras, apesar de trazerem sentimentos positivos, podem causar atitudes de agressividade na criança que ainda não controla seus impulsos e não sabe distinguir o certo e o errado.
A mordida é uma situação constrangedora e a escola tem a difícil tarefa de mediar as relações entre as crianças e seus familiares,a fim de amenizar os sentimentos negativos que ficam entre os mesmos.
Criando situações adequadas as crianças vão aprendendo aos poucos a respeitar os amigos,tratá-los bem, com carinho ,mostrando que o amiguinho machucado fica triste ,que chora por ter sentido dor.
Assim ,as crianças vão aprendendo esses conceitos e descobrindo outras formas de sentir prazer.

Nenhum comentário: