Início Projetos Recadinhos e Notícias Importantes Atividades ao Vivo Sobre Nós Turminhas Nosso Espaço O que fazem os alunos Onde Estamos Fale com a gente! Curta nossa Fapage! Siga-nos no Twitter! Os 10 mandamentos da Arte do Saber Image Map

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Adeus às fraldas

Sair das fraldas é um momento muito importante na vida de uma criança e dos pais também. Primeiro, porque representa um momento de independência e de controle sobre o próprio corpo, o momento ideal para a retirada de fraldas varia de acordo com o ritmo de desenvolvimento e a maturidade de cada criança.
Tentar incentivar a retirada de fraldas precocemente é um processo violento, que muitas vezes acaba deixando a criança apenas condicionada, para saber se chegou o momento certo é preciso estar atento se a criança demonstra incômodo com o uso das fraldas, desejo de imitar os adultos utilizando o vaso sanitário e a identificação correta do banheiro e dos objetivos envolvidos na higiene.
Como fazer com que esse momento aconteça naturalmente e de forma positiva.

1. Converse com a criança antes de iniciar o trabalho de retirada das fraldas.
2. O trabalho deve ser feito preferencialmente no verão, por ter menos roupas e urinar menos vezes.
3. Evite iniciar o trabalho de retirada quando a criança tiver passando por alguma mudança ou perdas importantes, como nascimento de um irmão, separação dos pais, mudança de casa etc.
4. Mantenha a rotina diária da criança.
5. Tenha muita paciência com as "escapadas" de xixi e cocô que, para o adulto pode ser "fora de hora", mas para a criança é parte do aprendizado.
6. Evite comparações com outras crianças.
7. Permita que a criança escolha entre o vaso com o redutor e o penico.
8. Em caso de uso de penico, mantê-lo no banheiro.
9. Ensine o processo completo: como se sentar, limpar-se, dar a descarga e lavar as mãos.
10. Incentive a criança a chamar alguém sempre que sentir vontade de usar o banheiro e não segurar suas necessidades.
11. Nunca brigue, critique ou exponha suas dificuldades e resistências em deixar as fraldas.
12. Em situações que a criança não conseguir utilizar adequadamente o banheiro, repita o processo de aprendizado como se fosse à primeira vez.
13. Nunca ameace a criança com retirada de amor e de cuidados básicos.
14. Vibre demonstrando muita satisfação quando a criança conseguir fazer xixi e cocô no lugar adequado.

São esses fatores que a Arte do Saber, conta com vocês para darmos inicio as retiradas das fraldas.

Nenhum comentário: